Espaço Tulasi

Click here to edit subtitle

Blog

GURU PURNIMA

Posted on July 19, 2016 at 11:50 AM




Todos os anos, na Lua cheia, umas vezes no mês de Junho outras em Julho, celebra-se Guru Purnima. Este ano acontece nesta terça-feira, 19 de Julho.


Guru significa aquele que remove a escuridão da ignorância. Ignorância que gera sofrimento. Purnima significa Lua cheia.


Este é assim um dia em que se expressa a gratidão pelo(s) nosso(s) Mestre(s).


Aqueles que, em momentos de maior confusão, nos ajudam a ver as coisas com maior clareza, que nos dão ferramentas para trilharmos o nosso caminho, que como luzes brilhantes servem de Farol quando nos sentimos perdidos. Por vezes podem parecer duros nas suas palavras, outras suaves, mas sentimos que aprendemos sempre algo de transformador quando temos a benção de nos cruzarmos com um ser especial, mesmo que por vezes só o consigamos entender mais tarde.


O objetivo pode aparentemente variar mas no fundo parece resumir-se ao sentido de Presença que a Paz de Espírito emana.


Quer esta experiência ocorra pessoalmente, o termos a possibilidade de estar na presença fisica e falar com, ou indiretamente, por exemplo através de palavras escritas por alguém que tenha habitado a terra há muito tempo mas deixou o seu legado - como um mapa do caminho até ao Tesouro, para que outros o possam trilhar caso assim o entendam - na verdade, seja qual for a forma, esta experiência mesmo que por vezes difícil - pois obriga-nos a olhar verdadeiramente para aquilo que temos de ultrapassar e trabalhar em nós, ser resilientes, humildes e ao mesmo tempo fortes e perseverantes - eleva-nos.


O caminho passa também a ser interior. É o início do despertar, do regressar à origem, na descoberta de nós próprios, o princípio do entendimento de uma série de questões e princípios da nossa natureza humana e simultaneamente divina, dos nossos valores mais profundos, daquilo de que somos feitos, da nossa essência e verdade.


Que este dia possa estender-se a todos os outros neste Agradecimento que vai muito além de uma palavra. Agradecimento pela Vida, espelhada em tudo o que nos rodeia. Começando pelo contemplar do nascer-do-Sol até a uma noite de Lua Cheia, Guru Purnima, como hoje.


Categories: Yoga