Espaço Tulasi

Click here to edit subtitle

Blog

RESPIRAR... 3 DICAS

Posted on June 11, 2016 at 2:15 PM


Além da importância de respirarmos ar puro, estarmos conscientes da respiração mais vezes ao longo do dia, pode trazer imensos benefícios para o nosso bem estar geral. Aclarar a mente, reduzir o stress e tensão.

Todos nós respiramos é certo, respirar é também sinónimo de estar/ser vivo. Mas será que respiramos realmente? Como é um acto “mecânico”, que fazemos para nos mantermos vivos, muitas vezes nem estamos conscientes desse processo tão importante para nós.


15 segundos

Experimentem, nem que seja por 15 segundos, estar conscientes da vossa respiração. Tentem fazê-lo ao longo do dia, várias vezes de preferência, quando acordam, durante as atividades diárias, ao deitar. Isso ajuda-nos a estar mais conscientes. A própria noção de tempo parece mudar.


Como respirar?

Não é necessário fazer grandes inspirações e expirações, profundas e forçadas. Em vez disso, enchemos simplesmente o nosso corpo de ar, suavemente, sentindo a passagem do ar pelo nariz (narinas) quer na inspiração quer na expiração. Esta é a base.


Os 3 andares

Na respiração ióguica, trabalhamos com 3 andares: abdómen, toráx e clavículas. Ao inspirar, começamos por sentir o ar a dirigir-se à região abdominal, diafragma (que acontece normalmente nos bebés, se observarem enquanto dormem), em seguida à região torácica (pulmões) até chegarmos à parte superior dos pulmões junto às clavículas. De forma suave, sem atingirmos um limite que crie tensão. Depois repetimos o mesmo processo para a expiração.


Categories: Yoga