Espaço Tulasi

Click here to edit subtitle

Blog

Não tenho muita flexibilidade e... Falta-me tempo. Posso praticar Yoga?

Posted on July 25, 2014 at 12:00 AM




Esta é uma dúvida recorrente.

Às vezes as pessoas pensam assim mas a prática do Yoga, nomeadamente das Yoga-Asanas (posições do Yoga), é para todas as pessoas, não é exclusiva de pessoas "flexíveis" fisicamente ou de uma determinada idade, etc.

O objectivo é libertarmo-nos de tensões e bloqueios, harmonizar o funcionamento/fisiologia dos orgãos, glândulas, estarmos conscientes da nossa respiração e, através do relaxamento e interiorização que possam advir desse processo, irmos encontrando um bem-estar a vários níveis.

Claro que temos de ser realistas e estar conscientes de alguns tipos de limitações que algumas pessoas possam ter e, nesse caso, ainda é mais necessária uma prática direcionada, adaptada. Mas de uma forma geral todos podem benefíciar com a prática do Yoga.

A aprendizagem é constante. O nosso corpo (tal como a nossa mente),não está sempre igual todos os dias, pelas mais variadas razões (que podem ir desde: o termos ou não dormido bem, termos ou não alimentado-nos bem, estarmos ou não com alguma questão por resolver, etc), e mais do que conseguir fazer ou permanecer em determinadas posições (especialmente as tais complicadas!), é o trabalho que estamos a desenvolver connosco mesmos e isso é algo muito pessoal. O mais importante, como costumo dizer, não é se conseguimos ou não chegar com a testa aos joelhos, mas o caminho, o que está a acontecer dentro e fora de nós enquanto estamos a tentar fazer com que isso aconteça, sentir a respiração, e o estarmos conscientes em todo esse processo. Às vezes, mesmo que não se consiga observar algo físico a acontecer, algo dentro vai sendo trabalhado. Por isso é que o Yoga não é um desporto/competição mas uma ferramenta para o nosso desenvolvimento e realização pessoais. É um trabalho holístico.

No fundo consiste em praticarmos ao nosso ritmo, dentro das nossas capacidades que vão evoluindo com a prática. As pessoas podem começar a praticar em qualquer momento da sua vida, se assim o desejarem. Acho engraçado pensar que algumas devem estar a começar agora, pela primeira vez, em algum sítio do mundo ;).

Em relação à noção da disciplina na prática, esta é importante por ser um compromisso que as pessoas estabelecem consigo mesmas mas não deve ser causadora de "stress". Quando não puderem praticar não faz mal mas quando puderem, fazem a sua prática, tentando conciliar com a sua vida e sem se sentirem culpadas quando não conseguirem chegar sempre a tudo.

Sabemos que a vida é composta por várias facetas e no Yoga as Asanas são só um dos seus aspectos, importante sim, que podemos utilizar simplesmente para nos sentirmos bem ou por exemplo para nos preparar para a Meditação. Mas "Yoga" é mais do que isso, é algo que não está confinado a determinadas posições, praticadas num determinado lugar ou a uma determinada hora. Pois, se quisermos, estamos a praticar Yoga em tudo o que fazemos, a qualquer momento do dia.

(Nota: Algumas palavras estão segundo o novo acordo ortográfico e outras não... :))


Categories: Yoga